O que é Psicopedagogia?
É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
Quem é o Psicopedagogo?
O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula. Para isso, ele faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.
Psicopedagogo Institucional: é o profissional que
· colabora na elaboração do projeto pedagógico, ajudando a escola a responder questões fundamentais referentes ao processo ensino-aprendizagem;
· detecta problemas pedagógicos que prejudicam a qualidade do processo;
· orienta pais, professores e demais profissionais nas questões pedagógicas e psicopedagógicas;
· socorre o aluno que esteja sofrendo... qualquer que seja a causa!
PsicopedagogoClínico: é o profissional que auxilia a criança e os familiares, em parceria com o estabelecimento de ensino, a minimizar ou eliminar as dificuldades de aprendizagem, a detectar suas causas e a desenvolver na criança suas potencialidades.
Como o Psicopedagogo pode ajudar uma criança com dificuldades de aprendizagem?
- Conversando com a criança para auxiliá-la na compreensão e elaboração de suas dificuldades;
- Brincando, fazendo-a aprender e desenvolver sua criatividade e capacidade simbólica;
- Jogando, para que a mesma aprenda a lidar com as regras, desenvolva o raciocínio, a atenção e a concentração, aprendendo a ganhar e a perder.
- Lendo, para que a criança conheça e saiba muitas coisas sobre a vida;
- Olhando as tarefas e auxiliando nas dúvidas e correções, analisando e entendendo os erros para que a criança os compreenda e não volte a repeti-los;
- Propondo atividades que desenvolvam habilidades e competências requeridas no aprendizado escolar;
- Ajudando a encontrar a melhor maneira de estudar;
- Conversando com os pais para que possam compreender e aceitar suas dificuldades;
- Pedindo ajuda a outros profissionais, caso a criança esteja com algum problema que requeira tratamento;
- Indo à escola e conversando com o professor, para que ele compreenda as causas das dificuldades da criança e possa ajudá-la e, ainda, possa trabalhar numa mesma unidade com o psicopedagogo;
- Sugerindo que a criança troque de escola, se houver necessidade;
- Criando espaço de aprendizagem, proporcionando condições para que a criança saiba o que lhe acontece, contribuindo então com a mudança no sentido da sua própria história.
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