quarta-feira, 25 de maio de 2011

Introdução

O que é Psicopedagogia?

É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.
                   
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.


 Quem é o Psicopedagogo?
É o profissional preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.
O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula. Para isso, ele faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. 

Psicopedagogo Institucional: é o profissional que
·        colabora na elaboração do projeto pedagógico, ajudando a escola a responder questões fundamentais referentes ao processo ensino-aprendizagem;
·        detecta problemas pedagógicos que prejudicam a qualidade do processo;
·        orienta pais, professores e demais profissionais nas  questões pedagógicas e psicopedagógicas;
·        socorre o aluno que esteja sofrendo... qualquer que seja a causa!
PsicopedagogoClínico: é o profissional que auxilia a criança e os familiares, em parceria com o estabelecimento de ensino, a minimizar ou eliminar as dificuldades de aprendizagem, a detectar suas causas e a desenvolver na criança suas potencialidades.
Como o Psicopedagogo pode ajudar uma criança com dificuldades de aprendizagem?

  • Conversando com a criança para auxiliá-la na compreensão e elaboração de suas dificuldades;
  • Brincando, fazendo-a aprender e desenvolver sua criatividade e capacidade simbólica;
  • Jogando, para que a mesma aprenda a lidar com as regras, desenvolva o raciocínio, a atenção e a concentração, aprendendo a ganhar e a perder.
  • Lendo, para que a criança conheça e saiba muitas coisas sobre a vida;
  • Olhando as tarefas e auxiliando nas dúvidas e correções, analisando e entendendo os erros para que a criança os compreenda e não volte a repeti-los;
  • Propondo atividades que desenvolvam habilidades e competências requeridas no aprendizado escolar;
                                         
  • Ajudando a encontrar a melhor maneira de estudar;
  • Conversando com os pais para que possam compreender e aceitar suas dificuldades;
  • Pedindo ajuda a outros profissionais, caso a criança esteja com algum problema que requeira tratamento;
  • Indo à escola e conversando com o professor, para que ele compreenda as causas das dificuldades da criança e possa ajudá-la e, ainda, possa trabalhar numa mesma unidade com o psicopedagogo;
  • Sugerindo que a criança troque de escola, se houver necessidade;
  • Criando espaço de aprendizagem, proporcionando condições para que a criança saiba o que lhe acontece, contribuindo então com a mudança no sentido da sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário