domingo, 21 de outubro de 2012

Muito importante é ter filhos felizes...


“O poder autoritário dos pais deixou de existir; as hierarquias e meritocracia foram relegadas a um segundo plano; os vínculos familiares se enfraqueceram (enquanto os sociais fortaleceram); tanto o pai quanto a mãe buscam autossatisfação pessoal em detrimento de uma educação mais presencial; aumentou a “Síndrome do filho único” (encontrada mesmo entre irmãos;  houve uma melhoria da situação financeira familiar. Além desses fatores, a internet e os aparelhos eletrônicos têm colaborado muito com essas perdas.” Diz Içami Tiba numa reportagem à revista Viva S/A, em Setembro deste ano.
E continua: “Quanto menores as crianças, mais as suas ações buscam satisfazer as suas vontades. É o amadurecimento que faz com que elas aprendam que, nem tudo é possível de ser feito! EDUCAR significa preparar os filhos para terem independência financeira, autonomia comportamental e cidadania ética. É uma ilusão os pais serem tão permissivos às vontades dos filhos e ainda quererem mudar as regras do mundo para adaptá-lo a eles. Nenhum país, clube ou escola muda as suas regras para receber um delinquente.”
E então nós nos perguntamos quem é feliz? Como chegar até ela? Onde está a tal da felicidade?
A felicidade está muito mais em quem sabe lidar muito bem com o que tem do que com quem vive chorando pelo que não tem.  Explica Içami Tiba: “Mesmo um filho fazendo tudo o que tem vontade ainda assim terá seus momentos de infelicidade. Nesses momentos ele apronta, faz o que não deve, grita e agride quem estiver por perto. Coitado dele quando os pais fazem de tudo para sossega-lo e atendem seus desejos, pois, assim, ele está perdendo uma grande oportunidade de aprender a lidar com a insatisfação.”
A maior queixa dos empregadores atuais é que os adultos jovens que querem trabalhar não suportam ser contrariados e largam bons empregos por pequenos aborrecimentos. Os casamentos hoje duram tão pouco por falta de persistência dos casais em sobreviver a diferenças.
A dica de Içami Tiba para os pais modernos é: “exijam que o filho, faça o que fizer, o faça bem feito, o melhor possível. O objetivo é que ele seja reconhecido como competente e eficaz. Assim, ele acaba gostando do que faz e não fica simplesmente correndo a vida toda atrás de fazer só o que gosta.... e aí vai estar a felicidade!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário